c) O contexto institucional UM

*Procedimentos*

Motor de Busca: Google

Palavra chave usada: Campus virtual; Repositorium; Repositório de e-conteúdos; Laboratórios virtuais.

Nº de resultados obtidos: 59.000




O contexto institucional UM – a “migração” para a net tem algumas iniciativas como: o campus virtual, o repositorium, o repositório de e – conteúdos e os laboratórios virtuais. De seguida, fazemos uma descrição breve de cada uma destas iniciativas:

Campus virtual:


O Campus Virtual é uma iniciativa integrada, destinada a professores e estudantes do Ensino Superior, esta envolve serviços, conteúdos e aplicações de comunicação e tem como principal objectivo incentivar e facilitar a produção, o acesso e a partilha de conhecimentos académicos.

Repositorium:

O Repositorium é o repositório institucional da Universidade do Minho, em formato digital, e tem como objectivo armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção intelectual da Universidade do Minho.

Repositório de e – conteúdos:

O Repositório de e - conteúdos é um espaço para conteúdos educativos da TecMinho / Universidade do Minho, constituído com o objectivo de armazenar, preservar, divulgar e dar acesso aos recursos didácticos e pedagógicos em formato digital produzidos na TecMinho e Universidade do Minho (apresentações, exercícios, questionários, Packages, fichas pedagógicas, resumos, etc.).

Laboratórios virtuais:


Os laboratórios virtuais permitem que os alunos de determinadas áreas da UM (como Química; Biologia; áreas laboratoriais) desenvolvam experiências on-line preparando-os posteriormente para realidades laboratoriais.



Fontes:

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=repositorium&btnG=Pesquisar&meta

http://biblioteca.universia.net/html_bura/verColeccion/params/id/31504.html

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=reposit%C3%B3rio+de+e-conte%C3%BAdos& btnG=Pesquisar&meta=&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai

http://www.tecminho.uminho.pt
/showPage.php?url=el_tecedu_rep.html&zid=380

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=laborat%C3%B3rios+virtuais+&btnG=Pesquisar&meta=&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai

0 comentários:

O Nosso Blogue!

A dinamização deste blogue tem como objectivo dar resposta às actividades propostas pela docente Lia Raquel, em jeito de portefólio digital, no âmbito da U.C de Tecnologia e Comunicação Educacional II da Licenciatura em Educação da Universidade do Minho.

Com efeito, todas as actividades/tarefas desenvolvidas pelo grupo serão postadas aqui, esperando que sejam do agrado não só da docente, não só dos nossos colegas, mas de todos os visitantes.